O Cristianismo Cotidiano

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Pare e Pense - A Moda De Ser Crente


Ouça a música e preste bem atenção na letra antes de ler o post

"Com cinco troféus na mão, o Restart deixou veteranos para trás e se consagrou o Artista do Ano na edição 2010 do Video Music Brasil, premiação realizada pela MTV Brasil
"

"Banda Cine desbanca Restart e vence Prêmio Multishow como melhor banda"

Ouvindo essa musica do Tiãs e lendo algumas noticias fiquei pensando “como a moda muda rápido hein”. Lembro-me que nos meus tempos de colégio (a uns 5, 6 anos atrás) a banda do momento era CPM22 e o Japinha levava as meninas a loucura, uns 2 anos depois o NXZero era a sensação, musicas no topo de todas as paradas, capa de todas as revistas teens e eles dominavam qualquer prêmio de música nacional, a moda era roupa colada preferencialmente preta e cabelo com franjinha alisada com chapinha. Hoje quase não se vê NX e Fresno nos topos das paradas, eles quase não ganharam prêmios nas ultimas premiações de música e a melhor-banda-de-todos-os-tempos-da-ultima-semana são os famosíssimos garotos do Reestart. Quem??? A não, agora já é o Cine. Hã?? Ou talvez o Fiuk. Há o filho do Fabio Junior né??? Ta, se você tem menos de 20 provavelmente você sabe muito bem quem são, se você é uma menina de 15 anos então sabe até os sobrenomes desses meninos, mas, se você perguntar para uma pessoa de mais ou menos uns 45 anos, provavelmente ela não fará a mínima ideia de quem são, ou até já ouviu falar, mas não sabe uma música deles (alias, conhece aquela do Fabio Junior que o Fiuk regravou né).

Mas isso é o mundo em constante mutação, o que era o máximo ontem hoje não é mais tão legal assim. O sucesso absoluto de ontem, hoje pode ser um desconhecido. Anos atrás supimpa era usar calça boca-de-sino e ouvir My Girl dos The Temptations (se você nunca ouviu falar pergunta pra sua mãe que ela te fala quem são), hoje muito louco (massa, da hora...) é usar calça jeans laranja, camiseta verde e ouvir Recomeçar do Reestart (?) (Ta, não vamos discutir gostos aqui, apenas concordamos que isso é moda hoje).

“Os bons meninos de hoje. Eram os rebeldes da outra estação
O ilustre desconhecido. É o novo ídolo do próximo verão”
Titãs – A Melhor Banda de Todos os Tempos da Ultima Semana

Meu problema não é com a mudança da moda, ela sempre ocorreu e sempre vai ocorrer e é bom que seja assim, o que me intriga é a velocidade que ela acontece hoje, antigamente as bandas eram lendas, faziam sucesso por anos e anos, você comprava uma roupa da moda e ela estava na moda por um tempo considerável, você comprava um eletrônico e ele era legal durante bastante tempo. Hoje você compra um celular e mês que vem ele já não presta, você tem que comprar o N954HX com wi-fii, 3G, 4G que voa e faz café expresso, senão você está ultrapassado, um grupo lança uma música hoje, faz um sucesso estrondoso, daqui alguns meses ninguém mais ouve fala dos caras. Nos tornamos especialistas em criar famosos instantâneos, fornecer seus 15 min de fama e depois esquece-los, o BBB é o melhor exemplo disso, ou você ainda se lembra quem foi o vice-campeão do BBB5 ou do 6? E não é só o BBB que faz isso, quantos famosos do youtube você já ouviu falar?

Nos tempos modernos é tudo descartável, copo, prato, talher, roupa, celular, música, pessoa, relacionamento, casamento, TUDO. Funciona mais menos assim, você usa enquanto é legal e te da algum prazer, se amanhã você não “curtir” mais, você simplesmente se desfaz daquilo e arranja um outro. Problema resolvido! Pois eu vou te dizer o nome disso. HENDONISMO
Segundo nossa querida wikipedia a palavra hedonismo tem mais de uma interpretação mas me refiro aqui a seguinte: “significado do termo em linguagem comum, surgiu no iluminismo e designa uma atitude de vida voltada para a busca egoísta de prazeres materiais”. Estamos nos tornando cada vez mais egoístas, o que interessa é o meu prazer, sou eu me sentir bem, por isso eu amo coisas e uso pessoas.

E sabe o que mais preocupa em tudo isso? É ver esse tipo de sentimento entrando em nossas igrejas. Quantas modinhas já não se viu passar em nossos cultos? Ontem a moda era cantar Hillsong (nada contra eles, eu gosto viu, é apenas uma exemplificação) e coisas exportadas do exterior, se não fosse tradução de algum gringo não era legal, depois a moda era cantar sobre prosperidade, se a música não falasse que você iria prosperar e receber milagres e multiplicações não prestava. Parece que o que importa é o culto agradar as pessoas e não a Deus. Quantas vezes eu já ouvi coisas do tipo “hoje o louvor foi muito mortinho, não gostei”, “hoje não cantaram aquela música que eu gosto, não gostei”, “hoje o pastor não empolgou, não gostei”. Mas quem tem que gostar do culto não é Deus? Lembra o que eu falei sobre coisas descartáveis? Pois é, igreja também é descartável. Se você vai numa igreja e o louvor não é um louvorzão, você pega e vai pra outra, porque lá os caras pulam e rodopiam na hora do louvor, se depois você descobrir uma igreja que os caras pulam mais alto, você pega e vai pra la. Simples né?
Levamos todo tipo de moda pra dentro da igreja para nos satisfazer. Se a moda é usar tatuagem, vamos usar tatuagem, se a moda é por alargador, vamos todos por alargador (novamente friso que não estou dizendo que isso é certo ou errado, apenas mostrando como a moda nos influência e o importante é estar inserido nela).

Banalizamos tanto as coisas que estamos banalizando até nosso relacionamento com Deus. Aliás, banalizar sentimentos também é algo que esta na moda né, hoje as pessoas casam e se separam como trocam de roupa. No momento você ama perdidamente uma pessoa, se amanhã você enjoa dela, você dispensa. Tratamos Deus da mesma maneira. Vamos a um culto ou um retiro e fazemos promessas pra Deus, declaramos que o amamos mais que tudo, dizemos pra Ele que vamos mudar de vida e isso nos traz uma paz interior, é algo que nos faz muito bem (e tem que fazer mesmo, estar com Deus é sempre muito bom). Se amanhã surgir uma oportunidade de cometer aquele pecadinho que agente tanto gosta e não tem ninguém vendo, a gente vai e comete, dane-se o que a gente prometeu pra Deus, o que interessa é o meu prazer, depois eu vou à igreja peço perdão e fico bem de novo, com a consciência tranquila. Afinal me sentir bem é o que importa.

Porém, em tudo isso eu tenho uma boa noticia (até que enfim, achei que seria só porrada), sempre que verdadeiramente nos arrependemos, pedimos perdão pra Deus com o desejo de retomar o compromisso com Ele, Ele abre os braços e nos recebe, mesmo agente sendo tão egoístas. Mas, será que ja não é hora de crescermos, deixarmos de ser adolescentes (psicologicamente falando) inconstantes que não sabe o que quer e desenvolvermos um relacionamento maduro com Deus? Afinal de contas a bíblia diz que Deus perdoa, mas tambem diz para não vivermos no pecado.

Que essas palavras sirvam para refletirmos um pouco sobre nossa vaidade e nos tornarmos cristãos mais maduros. E que Deus tenha misericórdia de Nós

“Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade” Eclesiastes 1.2

Guilherme G Lemos

Comentem!!!!

Outros textos aqui

2 comentários:

  1. Eu gosto de Fresno, eu uso alargador e tenho tatuagem. Vou te dar unfollow no twitter achei esse texto uma P******** falta de sacanagem!! ahuauaha

    Brincadeiras a parte: é moda dizer-se crente hoje. Vou esperar o dia em que seja moda você matar a sede espitirual e a fome física dos necessitados.

    Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...